terça-feira, 12 de setembro de 2017

ADAPTAÇÃO TODAS JUNTAS

1. História do futsal no Brasil. Origem e o Histórico do futsal

A Origem do futsal tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.

As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".

Temos também a versão que nós, gaúchos, amantes deste esporte damos como a mais provável, o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball".

Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.

Este mesmo salonista fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e após foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.

Apesar das divergências, o que se conclui é que o Futebol de Salão, nasceu na Associação Cristã de Moços, na década de 30 em Montevidéu ou na década de 40 em São Paulo.

Origem do futsal - Cronologia do Futsal

História do Futsal em 1949 - A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.

História do Futsal em 1954 - Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.

História do Futsal em 1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.

Histórico do futsal em 1956 - É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca "Imperial" o título de primeiro campeão.

História do Futsal em 1958 - A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.

Histórico do futsal em 1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.

História do Futsal em 1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente da é João Havellange.

História do Futsal em 1981 - A CBFS consegue sua sede própria.

História do futsal em 1982 - É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal, com o ginásio do Ibirapuera o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.

História do Futsal em 1985 - O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se bi vencendo a própria Espanha.

História do Futsal em 1988 - Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.

Histórico do futsal em 1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.

História do Futsal em 1990 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.

Histórico do futsal em 1992 - Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.

História do Futsal em 1996 - Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.

História do Futsal em 2000 - Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.

Histórico do futsal em 2002 - É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.

História do Futsal em 2003 - Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".

Histórico do futsal em 2004 - A FIFA promove, na China, o seu 5º Campeonato Mundial. A Espanha é bicampeã. O Brasil, pela primeira vez, fica de fora de uma final de Copa do Mundo. Boa parte dos jogadores brasileiros que se destacam ou com acesso à dupla cidadania é contrata por equipes de todo o mundo.





CENTRO DE ENSINO MÉDIO CASTRO ALVES
AVALIAÇÃO DO 1º BIMESTRE
Professor: Márcio Ricardo
Disciplina: Educação Física
Valor: 4,0 pontos
Data _____̸_______̸ 2016
Série:
Turma:
Aluno(a):
Nota Obtida:







A Origem do futsal apresenta duas versões sobre o seu surgimento. Dois países reivindicam o direito de ser o criador do FUTSAL, estas nações sul-americanas, apresentam cada uma delas argumentos que justificam suas alegações, tanto o Brasil quanto o Uruguai, afirmam categoricamente que este novo esporte começou a ser praticado em seu país.

1- O FUTSAL surgiu no Brasil ou no Uruguai? Segundo o que foi apresentado em sala de aula, qual desses países teria criado esse novo esporte? Justifique sua afirmação.
R:

2- Se em uma partida a equipe (A) marcar mais gols que a equipe (B). Qual equipe vencerá o jogo?
R:

3- Marque (C) para as CERTAS e (E) para as ERRADAS.

(  ) Juan Carlos Ceriani foi professor da ACM em São Paulo.          
(  ) O futebol de salão começou a ser praticado no Brasil no estado do Rio de Janeiro.      
(  ) Habib Maphuz criou a primeira entidade de futebol de salão do mundo.           
(  ) O Brasil conquistou em 2008 o título do mundial de futsal no Rio de Janeiro.  
(  ) Brasil e Uruguai dizem que criaram o futebol de salão.  
(  ) A bola só está fora de jogo quando ultrapassa completamente as linhas da quadra.       

Em uma partida de FUTSAL, os árbitros usam dois cartões para controlar a partida e disciplinar o jogador, são eles o cartão amarelo e o vermelho. O cartão amarelo serve para advertir o atleta que a falta cometida por ele foi grave e no caso de cometer outra falta parecida, pode levar outro cartão amarelo, o que acarretaria no recebimento do cartão vermelho.

4- Responda segundo a regra do FUTSAL: O cartão vermelho é aplicado quando? E o que acontece com o jogador que recebe este cartão?
R: 

5- Todo esporte tem fundamentos, que são basicamente movimentos usados para a pratica da modalidade. No FUTSAL isso não é diferente, qual ou quais desses são fundamentos do FUTSAL?

I – Chute, podendo ter uma variação exemplo: Chute de bico, chute de peito, chute de trivela.
II – Cobrança de lateral: Podendo ser feita com as mãos ou com os pés.
III – Drible: Esse fundamento se baseia no ato de conduzir a bola em quadra.
IV – Arremesso: Sempre que o árbitro marca uma falta, o atleta arremessa para marcar um gol.
V – Passe: Toda bola tocada para o companheiro de equipe é caracterizada como passe.

(A) São fundamentos os itens: I, II, III
(B) São fundamentos os itens: I, III, V
(C) São fundamentos os itens: II, IV, V
(D) São fundamentos os itens: II, V
(E) Todas as respostas são verdadeiras e correspondem aos fundamentos do FUTSAL.

6- O termo “esporte da bola pesada” foi criado por quê?
R:

7- Explique de forma clara como um jogador pode marcar um GOL no FUTSAL.
R:

8- Associe as colunas:
(A) Habib Maphuz                              (   ) Fundamentos do FUTSAL
(B) Juan Carlos Ceriani                       (   ) Expulsão do Atleta
(C) Chute, Drible, Passe                      (   ) Criou a primeira Liga de FUTSAL no mundo
(D) Cartão Vermelho                           (   ) Abreviação de Futebol de Salão
(E) FUTSAL                                        (   ) Professor da ACM em Montevidéu no Uruguai

9-  Escreva o que você acha do FUTSAL
R:       

10- Desenhe a quadra de FUTSAL da escola CEM Castro Alves.
R:       
Boa Prova!

________________________________________________________________

2.     HISTÓRIA DO VOLEIBOL
Em 1895 o basquete era o esporte da moda nos Estados Unidos. Em apenas quatro anos, o jogo criado por James Naismith alcançara grande popularidade, especialmente no nordeste do país. Na pequena Holyoke, no Estado de Massachusetts, bola ao cesto também fazia muito sucesso entre os sócios da ACM, a Associação Cristã de Moços.
Os jogadores de mais idade, porém, reclamavam do novo esporte, que exigia um demasiado esforço físico e os levava à exaustão. Preocupado com queixas, o pastor Lawrence Rinder solicitou ao professor William G. Morgan, diretor do Departamento de Educação Física, a idealização de um jogo que atendesse às necessidades dos mais velhos. Assim, como atividade recreativa para os trabalhadores que frequentavam a ACM no período noturno, nasceu o minnonette.
Inspirado no tênis e no handebol, Morgan colocou, no centro da quadra, uma rede a aproximadamente 1,90m de altura, sobre a qual a bola deveria ser enviada, por meio de toques com a mão, de um lado para o outro. Não havia limitações quanto ao número de jogadores, a nova modalidade despertava o espírito de equipe e proporcionava - sem provocar o cansaço do basquete - uma boa dose de exercícios a seus praticantes.
No início, houve alguma dificuldade para definir o tipo de bola que seria usado naquele novo esporte. A primeira experiência foi realizada com a bola de basquete, considerada pesada e de tamanho inadequado. Depois, passou-se a utilizar apenas a câmara daquela bola, que por ser leve e pouco veloz também não deu certo. Enfim, Morgan solicitou à A.G. Spalding & Brothers, empresa especializada em materiais esportivos, a confecção de uma bola que satisfizesse às exigências do jogo por ele criado. Após uma série de testes e pesquisas, o fabricante conseguiu conceber a nova bola que, conservando suas características básicas, é usada até os dias atuais.
As animadas partidas no ginásio de Holyoke, rapidamente, ganhavam mais e mais simpatizantes. Um ano depois da sua invenção, o minnonette foi apresentado no Congresso de Professores de Educação Física, na Universidade de Springfield. Duas equipes, com cinco jogadores de cada lado, encarregaram-se de fazer a demonstração.
Um verdadeiro sucesso, que imediatamente entusiasmou os congressistas. A bola mantida no ar em movimento, em uma espécie de voleio, sugeriu ao professor Halstead, de Springfield, a ideia de rebatizá-lo como volleyball.
A nova denominação pegou, e o vôlei começou a ser conhecido em todo o Estado de Massachusetts e em parte da região da Nova Inglaterra. Em 1900, o jogo já ultrapassava as fronteiras americanas e chegava ao Canadá. Divulgado pela ACM internacional, o volei foi conquistando outras praças. Cinco anos depois, já era jogado em Cuba e, logo em seguida, tornou-se conhecido em Porto Rico. Na América do Sul, chegou, em 1910, ao Peru. Dois anos depois, seria introduzido no Uruguai.
Em quadras brasileiras, a primeira partida de vôlei registrou-se no Colégio Marista de Pernambuco, no Recife, em 1915. Um ano mais tarde, o jogo fazia parte das atividades regulares da ACM em São Paulo. Na mesma época, os asiáticos e os europeus mantinham os contatos iniciais com o esporte idealizado por Morgan. Entre 1910 e 1913, Filipinas, China e Japão receberam as noções básicas do vôlei. Durante a Primeira Guerra Mundial, as tropas americanas mostraram na Europa o jogo que era comum em recreações e campeonatos entre militares. Em 1936, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Berlim, houve o primeiro passo com vistas à organização de uma federação internacional. Onze anos depois, em Paris, foi fundada a Fédération Internationale de Volley-Ball (FIVB), com 14 membros: Brasil, Bélgica, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.
Naquela altura, o volei já contava com milhões de praticantes espalhados pelos cinco continentes. O Campeonato Europeu de Roma, em 1948, foi a primeira competição a nível internacional e contou com a presença de seis seleções. Em 1949, na Tchecoslováquia, disputou-se o I Mundial masculino, dando a largada para uma série de torneios em todo o mundo. Enfim, firmou-se como esporte competitivo ao ser incluído entre modalidades olímpicas em 1964. Hoje, a FIVB tem cerca de 163 países filiados, quase 100 milhões de jogadores inscritos e pode ser considerado, em muitos aspectos, a maior federação esportiva do planeta. Algo que ao inventar seu despretensioso jogo, William G. Morgan não poderia sequer imaginar.
Os jogadores antigamente, sacavam fraco, não existia a violência que existe hoje, então, não havia a necessidade de pegar a bola de uma maneira mais complicada, de toque bastava.
1.     CURIOSIDADE
Acredite se quiser - mas o voleibol nasceu na Alemanha. Nasceu, aliás, entre os militares que, no final do século passado, já sonhavam com a nação dantesca na liderança da Europa e do planeta. Originalmente, se tratava de um esporte de pontaria e de agilidade. Num espaço retangular, demarcado num areial ou num gramado, se levantava uma corda, em sentido horizontal, bem no meio da figura geométrica. Duas equipes, de dois até nove atletas, dependendo do tamanho do espaço, se dispunham em posições opostas, nos lados da corda.
Então, com alguma graça e a tentativa da precisão, os contendores cuidavam de atirar uma pelota, com os braços ou com os punhos, por cima da corda, na direção do campo inimigo. As regras permitiam duas batidas no chão. As pelejas não tinham tempo para terminar.
Na verdade, aliás, mais interessava o esforço físico, a procura da concentração do que o resultado final, um vencedor. A brincadeira ganho o nome de FAUSTBALL - no idioma germânico, FAUST significa punho. Apenas nos Estados Unidos, porem, ela se transformou efetivamente numa modalidade de competição com William G. Morgan.

 PROVA DE VÔLEI

O vôlei foi inventado em nove de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de voleibol.

1- Marque (C) para as CERTAS e (E) para as ERRADAS.
(  ) A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65 metros de perímetro. Ela pesa em torno de 270 kg.
(   ) A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios.
(    ) O vôlei sempre foi chamado de voleibol
(   ) Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores em cada time.
(    ) O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura, e é dividido por uma linha central em dois quadrados com lados de nove metros que constituem as quadras de cada time. 
(    ) No voleibol, a zona de ataque fica próxima a linha de fundo da quadra.

Vencerá um set, exceto o 5º set, por seu caráter decisivo, a equipe que primeiro alcançar a marca de 25 pontos, com uma diferença mínima de dois (2) pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...)

2) Em uma partida de vôlei uma equipe marca um ponto como? Cite três (3) maneiras que uma equipe pode marcar ponto no vôlei.

3) Escreva três fundamentos do voleibol e explique um deles, de uma forma que a pessoa que está lendo a sua resposta possa entender na prática este fundamento.

4) Complete a frase:
A quadra de vôlei é formada por um retângulo com _____________ de comprimento, por ____________  de largura, e está dividida em dois quadrados que compõem a quadra de cada time. A rede mede 9 metros de comprimento por um metro de altura, as antenas ficam nas bordas laterais da rede e medem 1,8 metros cada, ela serve para da delimitar o espaço aéreo da quadra, ficando _________ acima da rede.

A (  ) Dezoito metros - Nove metros - Oitenta Centímetro 
B (  ) Dezoito metros -  Nove metros - um metro
C (  ) Nove metros - Dezoito metros - Oitenta Centímetro
D (  ) Nove metros - Dezoito metros - um metro

Nos anos seguintes a sua invenção, o voleibol já se espalhava por diversas cidades americanas. Posteriormente, graças ao alcance da Associação Cristã de Moços Internacional, o esporte se difundiu por vários países, como Canadá, Cuba, Filipinas, China, Japão e grande parte da Europa. Em 1900, o voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos a receber o novo esporte, depois em 1908 o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão.

5) Marque a alternativa correta
I Em 1910 o voleibol chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a receber este novo esporte.
II O voleibol foi criado nos Estados Unidos, pelo professor William George Morgan.
III Em 1916 chega ao Brasil o vôlei no colégio ACM de São Paulo.
IV Uma equipe marca um ponto caso, obtenha êxito em fazer a bola tocar a quadra adversária.
V Em 1942 morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William G. Morgan em São Paulo.

A (  )  I, II, III, IV corresponde com a verdade dos fatos ocorridos na história do vôlei.
B (  )  I, II, IV, V corresponde com a verdade dos fatos ocorridos na história do vôlei.
C (  )   I, III , IV, V corresponde com a verdade dos fatos ocorridos na história do vôlei.
D (  ) Todas as alternativas estão corretas (pois correspondem aos fatos ocorridos na história do vôlei)

 BOA PROVA!
_____________________________________________________

3.    História do Basquete
Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachusetts tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam a entediantes aulas de ginástica, que pouco estimulavam aos alunos. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas.

Naismith com o time da Universidade de Kansas, onde foi técnico por muitos anos.
Depois de algumas reuniões com outros professores de educação física da região, James Naismith chegou a pensar em desistir da missão. Mas seu espírito empreendedor o impedia. Refletindo bastante, chegou à conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade. Sem dúvida, deveria ser jogado com uma bola, maior que a de futebol, que quicasse com regularidade. Mas o jogo não poderia ser tão agressivo quanto o futebol americano, para evitar conflitos entre os alunos, e deveria ter um sentido coletivo. Havia um outro problema: se a bola fosse jogada com os pés, a possibilidade de choque ainda existiria. Naismith decidiu então que o jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado, para evitar socos acidentais nas disputas de lances.
A preocupação seguinte do professor era quanto ao alvo que deveria ser atingido pela bola. Imaginou primeiramente colocá-lo no chão, mas já havia outros esportes assim, como o hóquei e o futebol. A solução surgiu como um relâmpago: o alvo deveria ficar a 3,5m de altura, onde imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse arremessada para o alvo. Tamanha altura também dava um certo grau de dificuldade ao jogo, como Naismith desejava desde o início.
Mas qual seria o melhor local para fixar o alvo? Como ele seria? Encontrando o zelador do colégio, Naismith perguntou se ele não dispunha de duas caixas com abertura de cerca de 8 polegadas quadradas (45,72 cm). O zelador foi ao depósito e voltou trazendo dois velhos cestos de pêssego. Com um martelo e alguns pregos, Naismith prendeu os cestos na parte superior de duas pilastras, que ele pensava ter mais de 3,0m, uma em cada lado do ginásio. Mediu a altura. Exatos 3,05m, altura esta que permanece até hoje. Nascia a cesta de basquete.
James Naismith escreveu rapidamente as primeiras regras do esporte, contendo 13 itens. Elas estavam tão claras em sua cabeça que foram colocadas no papel em menos de uma hora. O criativo professor levou as regras para a aula, afixando-as num dos quadros de aviso do ginásio. Comunicou a seus alunos que tinha um novo jogo e se pôs a explicar as instruções e organizar as equipes.
Havia 18 alunos na aula. Naismith selecionou dois capitães (Eugene Libby e Duncan Patton) e pediu-lhes que escolhesse os lados da quadra e seus companheiros de equipe. Escolheu dois dos jogadores mais altos e jogou a bola para o alto. Era o início do primeiro jogo de basquete. Curioso, no entanto, é que nem Naismith nem seus alunos tomaram o cuidado de registrar esta data, de modo que não se pode afirmar com precisão em que dia o primeiro jogo de basquete foi realizado. Sabe-se apenas que foi em dezembro de 1891, pouco antes do Natal.
Como esperado, o primeiro jogo foi marcado por muitas faltas, que eram punidas colocando-se seu autor na linha lateral da quadra até que a próxima cesta fosse feita. Outra limitação dizia respeito à própria cesta: a cada vez que um arremesso era convertido, um jogador tinha que subir até a cesta para apanhar a bola. A solução encontrada, alguns meses depois, foi cortar a base do cesto, o que permitiria a rápida continuação do jogo.
1.     Regra oficial de basquete
Após a aprovação da diretoria do Springfield College, a primeira partida oficial do esporte recém-criado foi realizada no ginásio Armory Hill, no dia 11 de março de 1892, em que os alunos venceram os professores pelo placar de 5 a 1, na presença de cerca de 200 pessoas.
A primeira bola de basquete foi feita pela A. C. Spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachussets) ainda em 1891, e seu diâmetro era ligeiramente maior que o de uma bola de futebol.
As primeiras cestas sem fundo foram desenhadas por Lew Allen, de Connecticut, em 1892, e consistiam em cilindros de madeira com borda de metal. No ano seguinte, a Narraganset Machine & Co. teve a idéia de fazer um anel metálico com uma rede nele pendurada, que tinha o fundo amarrado com uma corda mas poderia ser aberta simplesmente puxando esta última. Logo depois, tal corda foi abolida e a bola passou a cair livremente após a conversão dos arremessos. Em 1895, as tabelas foram oficialmente introduzidas.
Naismith não poderia imaginar a extensão do sucesso alcançado pelo esporte que inventara. Seu momento de glória veio quando o basquete foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e ele lançou ao alto a bola que iniciou o primeiro jogo de basquete nas Olimpíadas.
Atualmente, o esporte é praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, nos mais de 170 países filiados à FIBA.
2.    As primeiras regras
1 - A bola pode ser arremessada em qualquer direção com uma ou com ambas as mãos;
2 - A bola pode ser tapeada para qualquer direção com uma ou com ambas as mãos (nunca usando os punhos);
3 - Um jogador não pode correr com a bola. O jogador deve arremessá-la do ponto onde pegá-la. Exceção será feita ao jogador que receba a bola quando estiver correndo a uma boa velocidade;
4 - A bola deve ser segura nas mãos ou entre as mãos. Os braços ou corpo não podem ser usados para tal propósito;
5 - Não será permitido sob hipótese alguma puxar, empurrar, segurar ou derrubar um adversário. A primeira infração desta regra contará como uma falta, a segunda desqualificará o jogador até que nova cesta seja convertida e, se houver intenção evidente de machucar o jogador pelo resto do jogo, não será permitida a substituição do infrator.
6 - Uma falta consiste em bater na bola com o punho ou numa violação das regras 3, 4 e 5.
7 - Se um dos lados fizer três faltas consecutivas, será marcado um ponto a mais para o adversário (Consecutivo significa sem que o adversário faça falta neste intervalo entre faltas).
8 - Um ponto é marcado quando a bola é arremessada ou tapeada para dentro da cesta e lá permanece, não sendo permitido que nenhum defensor toque na cesta. Se a bola estiver na borda e um adversário move a cesta, o ponto será marcado para o lado que arremessou.
9 - Quando a bola sai da quadra, deve ser jogada de volta à quadra pelo jogador que primeiro a tocou. Em caso de disputa, o fiscal deve jogá-la diretamente de volta à quadra. O arremesso da bola de volta à quadra é permitido do tempo máximo de 5 segundos. Se demorar mais do que isto, a bola passará para o adversário. Se algum dos lados insistir em retardar o jogo, o fiscal poderá marcar uma falta contra ele.
Primeiro livro de regras
O fiscal deve ser o juiz dos jogadores e deverá observar as faltas e avisar ao árbitro quando três faltas consecutivas forem marcadas. Ele deve ter o poder de desqualificar jogadores, de acordo com a regra 5.
11 - O árbitro deve ser o juiz da bola e deve decidir quando a bola está em jogo, a que lado pertence sua posse e deve controlar o tempo. Deve decidir quando um ponto foi marcado e controlar os pontos já marcados, além dos poderes normalmente utilizados por um árbitro.
12 - O tempo de jogo deve ser de dois meio-tempo de 15 minutos cada, com 5 minutos de descanso entre eles.
13 - A equipe que marcar mais pontos dentro deste tempo será declarada vencedora. Em caso de empate, o jogo pode, mediante acordo entre os capitães, ser continuado até que outro ponto seja marcado.
1.     História do Basquete
Estávamos no ano de 1891, na cidade de Springfield (estado de Massachusetts, nos Estados Unidos), em uma escola chamada Springfield College, da Associação Cristã de Moços. O inverno era rigoroso e impossibilitava a prática do beisebol e futebol americano, pois os campos eram abertos e estavam cobertos pela neve. Foi então que Luther Gullick, diretor do colégio, ou pediu ao professor canadense James Naismith, que pensasse em tipo de jogo que pudesse ser praticado também em ambientes fechados, como salas de ginásticas.
James Naismith nasceu em 1861. Formou-se em Artes em 1883 e, em 1890 forma-se pastor (era casado e teve 5 filhos). Criou o basquete em 1891, mas conseguiu o diploma de Ed. Física somente em 1910. Foi professor e diretor universitário em diversas áreas, além de técnico de basquetebol, carreira que encerrou em 1912, com 53 vitórias e 58 derrotas. Faleceu em 1940, aos 79 anos.
Após muitas reflexões, James Naismith pediu a um funcionário que trouxesse duas caixas para serem pregadas na parede; o funcionário não encontrou as caixas, mas trouxe dois cestos de pêssego, que foram pendurados na sala de ginástica. A partir daí, o professor Naismith criou 13 regras, que constituíram um jogo chamado por ele de BASKETBALL (que em português significa bola ao cesto).
Os alunos logo gostaram desse novo jogo, que foi se espalhando pelas escolas da Associação Cristã de Moços do mundo todo, chegando ao Brasil logo em 1894, com o nome de BASQUETEBOL.
Assim era a cesta de pêssegos usada quando o basquete foi inventado. Ela era fechada embaixo porque só valiam os pontos quando a bola permanecia lá dentro. As cestinhas com redes, presas em aros de ferro, foram adotadas em 1896. Ao lado da cesta, sempre havia uma escada ou um bastão para sua retirada. Logo depois, criou-se um dispositivo para abrir o fundo da rede com a ajuda de um barbantinho. O formato atual passou a ser utilizado em 1898.

Prova de Basquete
Aluno: Atenção não se esqueça de colocar seu nome nesta prova!!!!
Professor: Márcio Ricardo
Disciplina: Educação Física

1º Quantos metros tem a quadra de basquete, largura e comprimento, e escreva as principais linhas demarcatórias da quadra de basquete.
R: 15 metros de largura por 28 metros de comprimento, Linhas lateral, fundo, garrafão, três pontos, meio de quadra, círculo central.

2º Qual a altura e o diâmetro do aro do basquete?  
R: 45 cm de raio

3º Descreva sobre a criação do basquete? Local, data, criador e características da origem desse novo esporte.
R: O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

4º Quando, como e onde aconteceu a primeira partida de basquete no mundo.
R: O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo

5º Como foi chamado o basquete nos seus primórdios.
R: Cesto bola ou Bola ao cesto

6º Explique de forma clara como se deu a chegada do basquete no Brasil.
R: Em 1894, trazida pelo professor de artes Augusto Shaw, no colégio Mackenzie em São Paulo

7º Porque o basquete teve problemas para a difusão no Brasil?
A nova modalidade foi apresentada e aprovada imediatamente pelas mulheres. Isso atrapalhou a difusão do basquete entre os rapazes, movidos pelo forte machismo da época. Para piorar, havia a forte concorrência do futebol, trazido em 1894 por Charles Miller, e que se tornou a grande coqueluche da época entre os homens.

8º Cite (5) cinco fundamentos do basquete e explique um deles.
R: Passe, Arremesso, Drible, Rebote, Enterrada
Passe de peito - Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento. 

9º Qual a diferença entre arremesso de gancho e passe de gancho?
R: A diferença está na finalidade, se for em direção a Cesta é considerado arremesso se for em direção ao companheiro de equipe é um passe.

10º Responda o que você acha do basquete.
R: Resposta pessoal.

_________________________________________________________________________
4.    História do Handebol
Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40x20m. Pouco depois em campos de dimensões maiores, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
Em 1927 foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador, F.I.H.A. Mas, em 1946, durante o congresso de Copenhague (10 a 13 de julho), os suecos oficializaram seu Handebol de Salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a F.I.H.A. a denominar-se Federação Internacional de Handebol, F.I.H., e o jogo de 11 jogadores em segundo plano.
Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o Handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a F.I.H. contava com 25 nações. No dia 26 de Fevereiro de 1940 foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o esporte já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da F.I.H. era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.
A primeira vez que o Handebol foi disputado em uma olimpíada foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o Handebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
1.     A Origem do Handebol
O Handebol é um dos esportes mais antigos de que que se tem notícia. Ele ja apresentou uma grande variedade de formas até a praticada atualmente.
Um jogo com bola foi descrito por Homero em "A Odisseia", onde a bola era jogada com as mãos e o objetivo era ultrapassar o oponente, através de passes, isto está gravado em uma pedra na cidade de Atenas e data de 600 A.C.. De acordo com as escritas do médico Romano, Claudius Galenus (130-200 D.C.), os Romanos possuíam um jogo de Handebol chamado "Harpaston". Na Idade Média, as legiões de cavaleiros jogavam um jogo de bola, o qual era fundamentado em passes e metas, isto foi descrito por Walther von der Vogelwide (1170-1230), que o chamou de "Jogo de Pegar Bola", que é precursor do atual jogo de Handebol. Na França, (1494-1533), fala sobre um jogo de Handebol em que "Eles jogam bola, usando a palma da mão".
O Supervisor de Educação Física Alemão, Holger Nielsen, adaptou o "Haanbold-Spiel" (Jogo de Handebol) para ser jogado em quadras, na cidade de Ortrup em 1848, remodelando as regras e método como o jogo deveria ser praticado. Eventualmente os alemães desenvolveram o esporte e finalizaram as regras em 1897, onde atualmente é baseado o Handebol de Quadra (Indoor) e o Handebol Olímpico. Era uma forma de 7 jogadores por time, em uma quadra pouco maior do que a de Basquete, com gols de Futebol de 2m de altura por 2,5m de comprimento.
Na Suécia, em 1910, G. Wallstrom foi quem introduziu o Handebol. Na Alemanha, em 1912, Hirschmann (O Secretário Geral Alemão da Associação Internacional de Futebol) tentou introduzir o Handebol em um jogo de "campo", seguindo as regras do Futebol. Durante 1915-1917, o Supervisor de Educação Física Max Heiser (1879-1921), introduziu o Handebol de Campo para as mulheres, sendo considerado o real criador do esporte, assim como Karl Schelenz (1890-1956), um professor de esportes da Escola Superior de Educação Física é considerado o fundador do Handebol. Karl Schelenz foi o responsável pelo desenvolvimento do Handebol na Alemanha, Áustria e Suíça, onde ele foi treinador.
Em 13 de Setembro de 1920, Carl Diem, o Diretor da Escola Superior de Educação Física Alemã, completou o estabelecimento do esporte no cenário mundial, reconhecendo-o oficialmente como esporte. O jogo era praticado em campos de Futebol com traves do mesmo tamanho. O primeiro jogo internacional foi disputado em 3 de Setembro de 1925, com vitória da Alemanha sobre a Austria por 6 a 3.
2.                A Era Pioneira do Handebol
Durante seu desenvolvimento, o jogo de Handebol não era reconhecido como um esporte independente, assim como o Basquete e o Vôlei, era representado pelas Associações de Educação Física e Associações Atléticas Nacionais. Em um nível internacional, a Federação Atlética Amadora Internacional (FAAI) observou os interesses do Handebol desde 1928. Um Comitê Especial foi formado no VII Congresso da FAAI na Holanda, em 1926, para organizar os países que praticavam Handebol para formar "regras básicas" para eventos internacionais. A FAAI estava preparando e organizando a formação de uma associação internacional independente e exclusiva ao Handebol.
O congresso se formou em 4 de Agosto de 1928 em Amsterdam, Holanda, onde 11 países criaram a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA). O Handebol se tornou um esporte internacional em 1934, sendo jogado por 25 membros da FIHA. O primeiro "grande" evento internacional de Handebol ocorreu em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, e no 10° aniversário da FIHA, o primeiro Campeonato Mundial de Handebol, realizado em 1938.
Após o término da II Guerra Mundial, o jogo cresceu rapidamente no âmbito internacional e em 1946, após a FIHA ser considerada extinta, foi fundada a atual Federação Internacional de Handebol (FIH), na Dinamarca. A partir de 1952, o Handebol de Campo era dominante nas nações participantes. O Handebol de Quadra (Indoor) era mais praticado por países do Norte Europeu. No entanto, devido a condições climáticas e o fato de que após o "Hóckey no Gelo", o Handebol de Quadra era o esporte mais rápido existente, este começou a ganhar muita popularidade pelo mundo.
Com regras de outros esportes introduzidas e maiores punições à faltas violentas, o jogo se tornou mais seguro, simples de se jogar e mais emocionante de se observar. O Handebol se tornou um esporte de inverno, levando o espectador a sair do frio e se emocionar com mais ação e maiores placares do que o Futebol. A partir de 1960 o Handebol de Campo perdeu rapidamente sua popularidade e o último Campeonato Mundial foi disputado em 1966.
O Handebol sempre foi dominado por nações Europeias. Nos anos em que estava se praticando o Handebol de Campo, Alemanha, Áustria e Dinamarca dominaram o cenário mundial, também pelo fato de não ter muitas nações fora da Europa que praticavam o esporte.
3.                A Era Amadora do Handebol
Durante a 64° Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Madri, os membros do COI decidiram incluir novamente o Handebol no programa dos Jogos Olímpicos, mas desta vez o Handebol de Quadra (Indoor) foi o escolhido. Este foi o primeiro "grande" evento do Handebol de Quadra, Os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, apenas para homens, as competições femininas foram introduzidas em 1976, nos Jogos Olímpicos de Montreal. O Campeonato Mundial foi reintroduzido em 1949 para homens e mulheres, as competições juniores para ambos os sexos foram introduzidas em 1977, O Handebol foi praticado na maioria por jogadores amadores durante as décadas de 50 à 70, porém alguns jogadores mais destacados eram patrocinados pelos Governos ou por companhias.
Os países do Leste Europeu se tornaram competitivos e passaram a dominar o esporte, com destaque para a União Soviética (Russia), Romênia, Yugoslávisa e Hungria que geralmente apareciam entre os três melhores países em competições internacionais, tanto para homens, quanto para mulheres. Apenas a Suécia e a Alemanha apresentavam resistência à esses países
4.                A Era Profissional do Handebol
Com o término da Guerra Fria, e o colapso dos países do Leste Europeu, muitas dessas nações sofreram um temporário problema econômico, com efeito e reflexo em alguns times nacionais que perderam o topo da liderança e um grande número de bons técnicos migraram para outras nações. Países como França, Espanha e Alemanha começaram a dominar o cenário mundial. Juntamente, alguns países Africanos (Alegria e Egito) e Asiáticos (Coreia do Sul e Japão) começaram a se destacar nas competições internacionais (especialmente nos Jogos Olímpicos) durante os últimos anos da década de 80 e durante os anos 90.
A condição amadora do Handebol no cenário internacional foi transformada por jogadores sob contrato com clubes ou organizações. O Handebol de Quadra é hoje o mais popular tipo de Handebol. A variedade de Campo é raramente praticada atualmente, apenas em algumas ocasiões por antigos admiradores. Portanto hoje não se usa mais o termo "Handebol de Quadra" e apenas "Handebol" para designar o esporte. Durante os últimos anos da década de 90, está se popularizando uma versão de "Handebol de Areia"(ou de praia) conhecida como "Hand Beach", com torneios e pequenos campeonatos espalhados por diversos países.
5.                História Olímpica
O Handebol fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Na época era mais popular e mais divulgado o Handebol de Campo. Este era praticado em campos de grama com dimensões e gols similares aos do Futebol, com 11 jogadores por equipe. Houve apenas competições masculinas e esta foi a única vez que este tipo de Handebol participou das Olimpíadas (atualmente não se pratica mais esta variável do Handebol, ocorrem ocasionalmente apenas alguns jogos em eventos ou por antigos admiradores).
Sendo reintroduzido nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, o Handebol voltou ao cronograma olímpico mas com outra modalidade, o Handebol de Quadra (conhecido atualmente apenas por Handebol). Este possui times com 7 jogadores, é praticado em quadras de 40m por 20m e gols de 2m por 3m. Em 1972 apenas ocorreram competições masculinas. As competições femininas foram introduzidas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. A partir desta data não houveram mudanças significativas do Handebol nas Olimpíadas.
6.                NO MUNDO
O Handebol não foi criado ou inventado A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. O jogo de "Urânia", praticado na antiga Grécia com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galeno (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, o "Harpastum". Mesmo durante a idade média, eram os jogos com bola praticados como lazer por rapazes e moças. Na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol (esprés jouaiant â la balle, à la paume).
Em meados do século passado (1848), o professor dinamarquês Holger Nielsen criou, no Instituto de Ortrup, um jogo denominado "Haandbold", determinando suas regras. Na mesma época, os Tchecos conheciam jogo semelhante denominado "Hazena". Fala-se também de um jogo similar na Irlanda e no "El Balon" do uruguaio Gualberto Valetta, como precursores do handebol.
Todavia o Handebol, como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como "Raftball". Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então Secretário da Federação internacional de Futebol. O período da I Grande Guerra (1915-1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando um professor de ginástica, o berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do "Torball", e quando os homens começaram a praticá-lo, o campo foi aumentado para as medidas do futebol.
Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o "Torball", alterando seu nome para "Handball" com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou o jogo como competitivo para a Áustria, Suíça, além da Alemanha. Em 1920, o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o jogo desporto oficial.
A divulgação na Europa deste novo desporto não foi difícil, visto que Karl Schelenz era professor na então famosa Universidade de Berlim onde seus alunos, principalmente os estrangeiros, difundiram as regras então propostas para vários países.
Por sua vez, existia na Tchecoslováquia desde 1892 um jogo praticado num campo de 45x30m e com 7 jogadores que também era jogado com as mãos e o gol era feito em balizas de 3x2m. Este jogo, o "Hazena", segundo os livros, foi regulamentado pelo Professor Kristof Antonin, porém, somente em 1921 suas regras foram publicadas e divulgadas por toda a Europa. Mas, foi o Handebol jogado no campo de futebol, que chamamos de "Handebol de Campo", que teve maior popularização, tanto que foi incluído nos Jogos Olímpicos realizados em Berlim em 1936.
Com o grande crescimento do futebol com quem dividia o espaço de jogo, com as dificuldades do rigoroso inverno, muitos meses de frio e neve, o Handebol de Campo foi paulatinamente sendo substituído pelo Hazena que passou a ser o "Handebol a 7", chamado de "Handebol de Salão", que mostrou-se mais veloz e atrativo. Em 1972, nos Jogos Olímpicos realizados em Munique-Alemanha, o Handebol (não mais era necessário o complemento "de salão") foi incluído na categoria masculina, reafirmou-se em Montreal-Canadá em 1976 (masculino e feminino) e não mais parou de crescer.
7.                NO BRASIL
O Handebol no Brasil Após a I Grande Guerra Mundial, um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas.
Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling.
O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).
Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos - CBD órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.
Contudo, a grande difusão do Handebol em todos os Estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971 como também nos Jogos Universitários Brasileiros realizado em Fortaleza-CE em julho de 1972. Como ilustração, nos JEB's/72 o Handebol teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, já em 1973 nos IV JEB's em Maceió-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas.
A atual Confederação Brasileira de Handebol - CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro Presidente foi o professor Jamil André.
8.                Quadra
A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m). A área privativa do goleiro será determinada por um semicírculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol. Nesta área somente o goleiro pode ficar, atacantes e defensores devem ficar fora dela (não é permitido nem pisar na linha, entretanto pode-se pula-la de fora para dentro, desde que se solte a bola enquanto estiver no ar).
O outro semicírculo será colocado a 9m, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre (de onde geralmente são cobradas as faltas realizadas pela defesa). A baliza possui largura interior de 3m e altura de 2m. Em frente e ao meio de cada baliza, e a uma distância de 7m, traça-se uma linha paralela à do gol, de 1m de comprimento e chamada de marca dos 7m (penalidade máxima), este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário enquanto este atacava a meta da defesa.

A quadra de Handebol e suas medidas
9.                O Jogo
Em cada jogo confrontam-se duas equipes. Estas devem estar devidamente uniformizadas, a numeração dos jogadores deve ser visível e obrigatória. Cada equipe é composta por 12 jogadores, dos quais 6 de quadra, 1 goleiro e o restante na reserva. A duração de cada tempo é de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos (Nas olimpíadas de Atlanta foi permitido a utilização de tempo, como no Voleibol).
O número de substituições é ilimitado, mas deve ser feito em um espaço de 4,45m, partindo da linha central da quadra (não é necessário parar o jogo para realizar as substituições, e estas apenas podem se realizar após que o jogador a ser substituído saia completamente da quadra).
Seu objetivo básico é ultrapassar o adversário através de toques de bola até atingir a meta adversária, marcando um ponto caso a bola ultrapasse a linha de gol. Para realizar tal coisa necessita-se de muita habilidade e agilidade, pois o jogo é muito rápido e exige que os reflexos estejam bem apurados. Com o auxílio de jogadas "ensaiadas" (previamente treinadas) é possível confundir a defesa adversária e encantar o público.
10.           A Bola
Bola de Handebol
Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui um certo peso predeterminado e representa uma categoria específica. São denominados por H3, H2 e H1. Elas tem que ser de couro e não escorregadias. (Para uma melhor aderência e maior liberdade nas jogadas usa-se uma cola especial para Handebol, aplicando-a nas pontas dos dedos).
H3 Esta é usada para a categoria Adulto Masculino (sendo a maior bola de Handebol), deve medir no início da partida, 58,4cm de circunferência e pesar 453,6 gramas.
H2 Esta bola é usada nas categorias Adulto Feminino e Juvenil Masculino (possuindo um tamanho intermediário), deve medir no início da partida 56,4cm de circunferência e pesar 368,5 gramas.
H1 Esta bola é usada nas categorias Infantis Masculino e Feminino e Juvenil Feminino.
2.                POSIÇÕES
1.     Ataque
Este desenho mostra as posições básicas do ataque.

No ataque, o time é dividido em: Pontas, Meias, Armador (conhecido também como Central), Pivô e Goleiro.
2.                Armador
É a "locomotiva" do time no ataque. Este jogador esta no centro do ataque e comanda o curso e o tempo do mesmo. Este é geralmente o mais experiente jogador do time, deve saber arremessar com força e ter um grande repertório de passes. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.
3.                Meia
O "combustível" do time no ataque. Os meias geralmente possuem os mais fortes arremessos e são, geralmente, os mais altos jogadores do time. (No masculino variam de 180cm a 210cm e no feminino variam de 175cm a 190cm). Entretanto existem excepcionais jogadores que são menores que a média, mas possuem arremessos poderosos e técnica muito apurada. Estes são geralmente os jogadores mais perigosos durante o ataque, pois os arremessos costumam partir deles ou de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele.
4.                Ponta
Geralmente são eles que começam as jogadas de ataque. Os pontas são velozes e ágeis; e devem possuir a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a força, mas a habilidade e mira, podendo mudar o destino da bola apenas momentos antes de soltá-la em direção ao gol. Estes jogadores também são muito importantes nos contra-ataques, apoiados em sua velocidade e posicionamento.
5.                Pivô
O "coringa" do time no ataque. Se posicionam entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor, ou se posicionar estrategicamente para que ele mesmo possa receber a bola e arremessar em direção ao gol. O pivô possui o maior repertório de arremessos do time, pois ele deve passar pelo goleiro e marcar o gol geralmente sem muita força, impulsão ou velocidade, e em jogadas geralmente rápidas.
6.                Goleiro
Se o goleiro defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, ele deve ter a habilidade e o raciocínio rápido para observar se algum jogador se encontra em uma posição de contra-ataque, fazendo assim o lançamento que deve ser rápido e certeiro. O goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de contra-ataques.
7.                Defesa
Este desenho mostra as posições básicas da defesa.

Os jogadores na defesa precisam trabalhar em equipe. Comunicação é absolutamente vital. Onde está o pivô? Quem está marcando quem? Aonde está o foco do ataque? No nível de elite do Handebol, existem times que possuem jogadores especializados na defesa, que são fisicamente grandes, muito fortes, rápidos e com muita concentração. Esses jogadores ainda possuem a habilidade de detectar o foco do ataque e se adaptar as mudanças nas jogadas. Defensores situados no meio precisam ser muito fortes e altos para impedir os ataques dos meias e conter os pivôs.
O goleiro é vital na defesa. Um bom goleiro pode representar mais de 50% da performance de um time. Quando a defesa é penetrada, o goleiro é a ultima barreira ao atacante. Ele precisa ter um reflexo rápido, boa antecipação de onde o atacante pretende arremessar e habilidade de ajustar força, reflexos e total concentração (eliminado qualquer coisa que não seja referente ao jogo) focando seu objetivo final, a defesa. O goleiro também deve se comunicar com seu time, (pois possui maior visão de jogo por estar fora dos lances de ataque)incentivando e alertando a defesa; e auxiliando e orientando seus companheiros no ataque.

Origem do Handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.

1- Em que país começou a ser jogado o Handebol?
(A) Alemanha
(B) Brasil
(C) Uruguai
(D) Estados Unidos
(E) China

2- Como começou a ser praticado o handebol?
(A) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em quadras parecidas com de futebol de salão. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
(B) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidas com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
(C) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em piscinas parecidas com o Polo aquático. Assim como no futebol de piscina, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
(D) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em ginásios poliesportivos. Assim como no futsal, cada equipe de handebol era composta por cinco jogadores.
(E) Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidas com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por cinco jogadores.

3- Fatos importantes da história do handebol:
(A) Nas Olimpíadas de Berlim (2016), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a estreia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.
(B) Brasil foi campeão na primeira olimpíadas que o handebol participou.
(C) Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.
(D) No ano de 2016, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.
(E) Em 1996, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.

Origem Do Handebol No Brasil
Em nosso país, o handebol como modalidade de campo, foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30, tendo a Federação Paulista sido fundada em 1940 realizando competições desde então. Atualmente só os campeonatos da modalidade de salão vêm sendo disputada.

4- O handebol começou a ser praticado no Brasil por que estado brasileiro?
(A) Tocantins
(B) Rio de Janeiro
(C) Maranhão
(D) São Paulo
(E) Minas Gerais

5- Sobre a quadra de handebol é correto afirmar:
(A) Ela tem 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.
(B) Ela tem 20 metros de comprimento por 40 metros de largura.
(C) Ela tem 200 metros de comprimento por 400 metros de largura.
(D) Ela tem 30 metros de comprimento por 15 metros de largura.
(E) Ela tem 400 metros de comprimento por 200 metros de largura.

6- ENTORSE os ossos do esqueleto humano estão unidos aos outros através dos músculos, mas as superfícies de contato são mantidas umas de encontro às outras por meio dos ligamentos. É correto falar sobre a entorse:
(A) A vítima de entorse não sente dor nenhuma na articulação afetada.
(B) A vítima de entorse sente dor intensa na cabeça, provocando forte enxaqueca.
(C) A vítima de entorse sente dor leve, bem leve na articulação afetada.
(D) A vítima de entorse sente dor intensa na articulação afetada.
(E) Nenhuma das respostas estão corretas.

Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros muitas vidas poderiam ser salvas. Iremos apresentar alguns procedimentos que poderão auxiliá-lo em caso de emergência.

7- Qual é o objetivo dos primeiros socorros?
(A) Não tem objetivo nenhum.
(B) Provocar dor no paciente, até a chegada dos médicos.
(C) Ficar aconselhando a pessoa até a chegada dos médicos.
(D) Fazer a pessoa ter consciência do ato que sofreu ou cometeu.
(E) O objetivo dos Primeiros Socorros é de manter o paciente com vida ou até a chegada de socorro médico apropriado ou até que o ferido chegue até um local onde possa ser dado o devido atendimento.

8- O que você acha do handebol?



BOA PROVA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário